sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Turdus merula



Cromo 11

O cromo 11 tem uma história relativamente interessante para contar! A primeira comunicação que fiz foi com dados biométricos de melros! Foi no 4º encontro nacional de anilhadores de aves, no parque biológico de Gaia! Os dados foram os fornecidos de várias estações de esforço constante, nomeadamente Madriz, Margaraça (by Paulo Tenreiro), Tornada (by Hélder Cardoso) e Cambarinho (Carlos Carvalho). Agora o trabalho tem continuado, com o contributo de mais anilhadores. Foram fornecidos os dados de anilhagens realizadas nos Açores entre 2004 e 2007, dados do parque biológico de Gaia (Grande Tó , tens os maiores melros :) ) e os dados da Rocha fornecidos pelo Sr. Marceal. Posso mostrar um bocadinho do que está feito mas esperem pelo artigo na Nature ;) para saberem mais..


As imagens não são as melhores, mas posso dizer que há diferenças significativas entre o tamanho da asa e o peso entre os melros do continente e dos Açores! Fiquem à espera que está para breve o desvendar do caso..




Fotos tiradas na primeira aula que eu leccionei - Biologia de Campo - aula sobre métodos de captura de aves e anilhagem! Ficaram bonitas.. Este melrinho tinha umas penas brancas à volta dos olhos! Tinha pinta, no verdadeiro sentido da palavra..

Sem comentários: